Gálatas 2.19-20

Cristo Vive em Nós

Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim (Gl 2:19b-20).

Me converti quando tive 9 anos. Isto não significava que me tornei perfeita naquele momento num acampamento entre belas rochas e árvores de Prescott, Arizona nos Estados Unidos. Infelizmente fui uma criança, adolescente e jovem com muitos problemas. Tentações e desobediência não terminaram ainda para mim, e imagino que vão continuar até o dia que Jesus me chamar ou voltar. Mas tive uma experiência lá na juventude que me tem ajudado muito a superar as dificuldades.  Quatro anos depois da conversão, em outro acampamento (acampamentos são meios significantes para a evangelização e discipulado) da minha igreja, perguntei para uma missionária da África (Eula Mae Blanchard) o que era mais difícil entregar como missionário. Eu esperava uma resposta como “família”, “país”, “amigos”, mas ela olhou para mim e disse – “o eu”. Depois me mostrou Gálatas 2:19-20. Com meus 15 anos eu entendi. Morrer para si resolveria muitos problemas. Fiquei feliz. Só que não consegui. Continuei bem viva, mas era o início da lição.

Depois, na escola de enfermagem, fui influenciada pelas mensagens de Alan Redpath na Igreja de Moody em Chicago. Ele era do movimento Keswick da Inglaterra que enfatiza Gálatas 2:19-20. Depois de umas dificuldades no meu último ano de estudos, Deus frisou para mim a segunda parte do texto – “Cristo vive em mim”. Se deixamos Cristo viver, sem interferir ou desobedecer aquilo que quer fazer em nossas vidas, podemos ter vitória sobre o pecado.

Foi um momento de transformação para mim e para outros na escola. Jesus se tornou proeminente em nossas vidas. Só vamos ser aperfeiçoados quando Jesus voltar, mas estamos sendo transformados de glória em glória (veja 2 Co 3:18), e este foi um momento de passo naquela direção.

Paulo entendia isso e falou em outros lugares como em Romanos 6 e Gálatas 6:14. Jesus disse que seus discípulos tinham que tomar sua cruz e o seguir (Lc 14:27). É ser crucificado com Cristo, tomar a cruz, ser discípulo entregue a Ele e Sua vontade e atuação em nossas vidas.