Como Resolver Conflitos
Sim, peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude (Fp 4:3).
A Bíblia não esconde os conflitos. No movimento de Desconstrutivismo, que faz parte da pós-modernidade, as pessoas tentam reescrever a história, enfatizando muitas vezes as coisas negativas que os escritores anteriores tinham encoberto ou até forjando invenções para novas interpretações. Mas a Bíblia já é realista, escrita com a direção de Deus e fiel na sua interpretação da história do homem com Deus.
Um exemplo está em Filipenses 4:1-3. Duas obreiras, Sintique e Evódia, estão brigando. Paulo não explica o motivo, mas a desarmonia entre as duas irmãs em Cristo não lhe agrada e não é uma atitude digna de filhas e servas do Senhor. Provavelmente Filipenses 2:1-11 é uma referência a esse problema quando Paulo roga pela unidade e humildade, como Cristo demonstrou na Sua própria vida.
Brigas acontecem, mas precisam ser resolvidas. A carta de Paulo aos Filipenses (como Efésios também) dá umas dicas de como fazer.
- Ter alegria (4:4). É difícil brigar se estamos nos regozijando no Senhor!
- Ter mansidão (4:5). Não fala de forma áspera. Lembra que Deus está presente!
- Não seja ansiosa sobre alguma coisa. Deixa Deus cuidar do assunto.
- Ficar tranquilo. Deixa a paz de Deus invadir a vida e mente (4:7, 9).
- Buscar o que é verdadeiro e excelente. Pensa naquilo que edifica e põe em prática o ensino e exemplo de Paulo (ideia repugnante aos desconstrutivistas que estão enfatizando exageradamente a ideia de que Paulo tinha uma personalidade bastante desagradável – algo que não combina com os textos bíblicos).