Ezequiel 11:12

Contextualização Acrítica

Vocês saberão que eu sou o Senhor, pois vocês não agiram segundo os meus decretos nem obedeceram às minhas leis, mas se conformaram aos padrões das nações ao seu redor (Ez 11:12 NEB trad. autora).

Israel contextualizou-se, fez adaptação cultural. Fez aculturação. Identificou-se com os outros povos. Mas, era útil em cumprir sua missão de ser sinal de Deus no mundo? Ao contrário, foi rejeitado totalmente por Deus.

Há limites da contextualização, e estes limites são descritos na Palavra de Deus. Não podemos nos identificar demais com nosso mundo. Temos que conhecer bem a Palavra, e conhecer o mundo, para saber até onde podemos pisar sem ferir a vontade de Deus.

Os missionários enfrentam este dilema constantemente.  Que eles, e nós, possamos ter discernimento e fidelidade na tarefa de viver dentro das culturas, aceitando o que não é proibido, ao mesmo tempo sendo luz de Deus e mensageiros do Evangelho para os outros povos.

Dois anos depois de chegar no Brasil em 1969, comecei a dar aulas sobre missões. Naquela época, armada com um mestrado em missiologia, minha preocupação era ajudar os futuros missionários a saberem se identificarem com as pessoas nas suas culturas, diferente do que muitos missionários americanos faziam. Depois de algum tempo, mudei de ênfase, pois vi que os brasileiros são de fácil adaptação. O que faltava era discernimento sobre o que aceitar e o que não aceitar. Em cima disso, veio uns anos depois a ideia da contextualização radical e sem limites na própria missiologia. Precisamos seguir a Bíblia com rigor e identificar de forma profunda sem pecar contra a vontade de Deus.