Verdadeiro Arrependimento
Enquanto Esdras orava e fazia confissão, chorando prostrado diante da Casa de Deus, ajuntou-se a ele de Israel mui grande congregação de homens, de mulheres e de crianças; pois o povo chorava com grande choro (Esdras10:1).
Na ausência de Esdras, durante sua viagem de volta para Babilônia, o povo, inclusive os líderes, deixados em Jerusalém, casaram com mulheres estrangeiras, dos canaanitas, algo totalmente proibido por Deus.
Esdras ficou desesperado. Não ficou brigando ou gritando com os culpados, mas em grande tristeza se apresentou diante de Deus. Esdras se identificou com o povo (9:6) e Deus respondeu.
O efeito foi imediato. Todos reconheciam seu pecado e eles mesmos decidiram mandar as mulheres e seus filhos de volta aos seus países. Honraram a vontade de Deus acima dos seus laços familiares. Eles tinham desobedecido, agora vinha as consequências e o duro ato de despedir de esposas e filhos.
No Novo Testamento não há problema de preservar uma raça. O povo de Deus é um, feito de gentios e judeus. Paulo nos instruiu para não mandar o cônjuge fora, a não ser se queira ir. Mas na vida de Israel, a pureza da raça foi essencial para não receber influências de idolatria e práticas alheias para o povo de Deus.