Resumo Contundente
Agora, pois ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, de todo teu coração e de toda a tua alma, para guardardes os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem? (Dt 10:12-13).
Ame, tema e siga ao Senhor, o único Deus do universo (14), que nos escolheu (15). Não resista a ele (16) nem tente dar um jeitinho nele (17). O reino dele não é ditadura; podemos resisti-lo. Podemos rejeitá-lo. Podemos escolher nossos próprios caminhos. Podemos continuar na chatice com personalidades difíceis e endurecidas. Mas quanto vamos perder assim! Quantas bênçãos, quanto amor, quanta paz, quanta alegria! Seguir ao Senhor é para NOSSO BEM.
Além de cada um de nós levar a sério esta lista de exortações em Deuteronômio 10:12-13, as igrejas devem considerar seriamente quando enviam missionários e nomeiam obreiros e pastores. Devemos considerar se é uma pessoa com amor e temor de Deus, obediente e dedicado ao serviço de todo coração e alma. Infelizmente temos a tendência de olhar mais para um diploma ou para uma personalidade carismática do que para estas coisas.
Pergunto também: que estamos fazendo nas famílias, nas igrejas e nas escolas para formar servos tementes a Deus que amam? Ou são prosperidade, sucesso, crescimento e inteligência os nossos valores que procuramos?