“Tu, porém…”
Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a sua herança (Dn 12:13).
Pelo jeito esta época futura revelada ao Daniel estará com tudo caindo aos pedaços. Serão dias muito difíceis. Haverá liberdade para “a destruição do poder do povo santo” (7). O tempo é determinado para este sofrimento (independente da sua interpretação escatológica) pois este chegará ao fim. Os ímpios serão castigados, mas os justos “purificados, embranquecidos e provados (…)” (10).
Os ímpios não entenderão tudo isso, mas os sábios, servos do Senhor, vão entender e saberão que este tempo é temporário. Por essa esperança e fé terão paciência para suportar e esperar passar. No fim haverá descanso e herança, como também paz e glória. No fim Jesus vem para reinar com seus santos.
Não chegou este momento ainda e, pelo texto, as coisas podem se complicar ainda mais no futuro, como Jesus explicou em Mateus 24 e Paulo explica em 2° Tessalonicenses 2. Mas temos a mesma esperança que Daniel. As promessas são para nós também. Se prestarmos atenção às profecias e o ensino da Palavra, saberemos que Deus é soberano e que no Seu tempo tudo vai acabar para a glória do Senhor. Por isso podemos prosseguir crendo e servindo ao Senhor, sejam quais forem as consequências.