Colossenses 3:23-25

Mais Algum Detalhe Importante

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens (Cl 3:23).

No final de Colossense 3 Paulo trata o mesmo assunto de ontem, mas sob uma ótica de escravo. Escravidão é a forma mais terrível de opressão, mas Paulo encoraja-os para não desanimarem. Ao contrário: trabalhem com mais afinco. O escravo deve trabalhar para Deus, e por isso se esforçar o máximo para fazer o melhor.

Não se preocupe, diz Paulo (exatamente o oposto dos marxistas, que incita a rebeliões), esqueça o seu senhor, e com o coração trabalhe para Deus. O salário é a nossa herança, prometido por Deus. A justiça será infalivelmente distribuída por Deus sobre os opressores, portanto Paulo inclui os escravizadores na exortação: Cuidado! Vocês também têm mestre! (Cl 4:1).

Paulo não está iniciando uma rebelião em favor da abolição da escravidão aqui, mas está minando-o, ajustando-o colocando o escravo no mesmo patamar do seu senhor e advertindo os senhores a tratar com dignidade seus escravos. O senhor que trata com injustiça receberá sua triste recompensa no futuro. Deus é um juiz totalmente justo e mais cedo ou mais tarde todas as contas serão colocadas em dias. Estes ensinos de Paulo e os outros, inclusive Jesus, serviram de base para acabar com escravidão pelo menos na lei de muitos países.

É contra a lei ter escravos no Brasil, mas é comum pessoas contratadas serem tratadas como se fossem, com salários baixos, desprezados, oprimidos e marginalizados. Os donos devem tomar os mesmos cuidados destes senhores de Colossos.