Morremos
Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com
Cristo, em Deus (Cl 3:3).
Em Efésios 2:6, Paulo apresenta que estamos assentados com Cristo nos lugares celestiais. Neste texto ele diz que fomos ressuscitados com Cristo (tempo passado), que é realidade espiritual para aqueles que foram salvos pela fé no sacrifício de Cristo na cruz. Assim, passamos da morte para vida em Cristo.
Em Colossenses 3:1, Paulo diz que somos ressuscitados; no versículo 3, que morremos. Como podemos entender esta “contradição”? A morte aqui é morte para esta vida terrestre e carnal, e a ressurreição é para vida nova. Nos despimos de tudo que é mal e nos “vestimos” de um novo homem (veja Ef 4:22-24) que parece com Jesus, o Criador (10), com todo amor, bondade, humildade, mansidão e longanimidade (vs 12-14), sinalizado pela unidade e falta de favoritismo (vs 11).
Como fazer diante destas verdades? Devemos fazer com que a Palavra de Deus “habita” ricamente em nós, pois assim vamos crescer. Para este fim devemos ajudar uns aos outros – exortando e edificando com conselhos sábios e em amor (vs 16-17). Vamos encorajar a leitura da Palavra e discutir seus significados e aplicações práticas.
Lembro-me com muitas saudades a minha nova igreja em Denver, Colorado (EUA) onde os novos crentes, recentemente convertidos de muitas perversidades e vidas complicadas, não deixava nenhuma oportunidade passar para abrir a Bíblia e a discutir. Era o foco deles e da igreja. Era marcante!