Em Cristo
Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graça (Cl 2:6-7).
Meu amado pastor dos anos de escola de enfermagem em Chicago, Alan Redpath, veio para Brasil em 1970. Tive a imensa alegria de poder encontrá-lo e ouvi-lo de novo. Neste dia ele disse algo muito importante para todos os obreiros e todos os cristãos: “Estão com o trabalho para o Rei, ou com o Rei para o trabalho?” Ou talvez melhor, “Estão trabalhando para o Rei ou com o Rei que está trabalhando?”
Infelizmente muitas vezes estamos trabalhando para o Rei, e não com Ele. Colossenses, e inúmeras outras passagens bíblicas, usa a palavra grega “dia” para enfatizar que é em Cristo. Estamos em Cristo; temos que ser arraigados nEle (vs 7); somos completados nEle (vs 10). É através de Cristo que somos salvos, que temos conhecimento e sabedoria vs (2-3). É a fé nEle que é importante (vs 5) e que nos ajuda a viver a vida (“andar”, vs 6) e sermos radicados, edificados e confirmados (vs 7). Somos aperfeiçoados nEle (10).
Sem estar em Cristo não adianta fazer um monte de coisas, completar um projeto missionário, ser bonzinho, limpar os banheiros. Não há mérito nisso tudo se estamos trabalhando sem a presença de Cristo em nós. Mas com a presença de Cristo, tudo se torna motivo de gozo e alegria.
Há uma advertência no texto também, de cuidar com o que nos influencia. Não devemos ser enganados pelas filosofias e sutilezas vãs, sem valor, que vem do mundo. O “mundo” neste sentido significa nossa cultura. Não devemos ser influenciados demais pela nossa cultura, “a tradição dos homens” e os modismos que passam como vento que logo dissipa.
Alan Redpath também disse que “Deus sempre reduz o homem ao mínimo, para que Ele possa produzir nele o máximo”.