Atos 8:2

Luto

Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram por ele grande lamentação (At 8:2 NVI).

As vezes esquecemos como é lidar com a morte e o luto. Os amigos de Estêvão sentiram profunda tristeza por causa da sua morte. Expressaram a tristeza. Enterraram-no com honras e sentido de perda e tristeza pela maneira como foi morto.

Hoje não admitimos luto. “Tem que conformar.” “Olha como ela está conformada.” “Como está fulano?” “Ela está muito bem, já se conformou.”

Se a pessoa chora, fica triste, expressa perda, não é aceito pela sociedade, e menos pela igreja. Aquela pessoa triste não é considerada muito crente. Já ouvi pastores dizer: “a morte é normal; deve aceitar como normal”. (Estes pastores estão enganados; não é nada normal, mas o maior castigo e anormalidade resultado da Queda do homem.)

Além disso, é comum tratar qualquer tristeza, mesmo tristezas com boas razões, com drogas e tranquilizantes. Ameniza momentaneamente a dor, mas não resolve o interior rasgado que só o conforto de Deus traz.

Graças a Deus os amigos de Estêvão tiveram a liberdade de luto profundo. Juntos eles enfrentaram a dura realidade e foram fortalecidos para mais tarde muitos deles terem coragem de passar também pelo martírio.