Atos 20:6

Pães Asmos

Navegamos de Filipos, após a festa dos pães sem fermento (At 20:6a NVI).

Paulo e a equipe parou suas atividades durante a Páscoa. Chamava isso de “a festa dos pães asmos”, isso quer dizer que ainda guardavam esta festa judaica, que, com certeza, tinha adquirido muito mais significado para os judeus cristãos após a última ceia com Jesus com Seus discípulos, Sua morte e ressurreição. Os discípulos tinham tomado esta ceia com o próprio Cordeiro sacrificado da festa. Paulo sabia disso e o amava e o seguia com todo seu coração também.

É certo que Jesus não usou, nem nenhum discípulo ou judeu usaram pão com fermento na festa dos pães asmos. Teria sido uma aberração muito grande – uma afronta ao Cordeiro e uma afronta ao símbolo que há séculos apontava para Ele. Nos dias de hoje a maioria das igrejas ao redor do mundo respeitam ainda a Páscoa, usando pães asmos nas celebrações da ceia.

Não entendo por que com tanta facilidade frequentemente nós guardamos esta ceia dos pães asmos, em nossas igrejas usando com pão com fermento, apesar do ensino bíblico e seus modelos sobre o assunto. Se perdemos os símbolos, perdemos os significados profundamente importantes até hoje e as suas lições para nossas vidas e a vida da igreja.

Vamos voltar a este assunto em 1 Coríntios. Também tratamos o mesmo em vários textos do Antigo Testamento.