Todo Desígnio de Deus
Porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus (At 20:27).
Paulo tinha a consciência limpa diante de Deus e dos homens. Ele tinha evangelizado, e muito mais, ensinado tudo o que ele sabia sobre Deus.
Nesta declaração podemos enxergar algumas verdades. Paulo não se preocupava com palavras bonitas. Ele não trabalhava com o objetivo de ser bem-quisto. Não se importava com a opinião dos outros. O alvo dele era ensinar sobre Deus, e ensinar tudo o que ele sabia sobre Deus, sem omitir nada.
Para poder ensinar tanto, como ele indica aqui, tinha que conhecer muito. Ele foi bem instruído nas Escrituras antes de se converter. Na sua família, na sinagoga quando criança, e aos pés de Gamaliel, Paulo era profundo conhecedor. A ligação de tudo isso com Jesus se deu no caminho para Damasco, e depois continuou no deserto e durante dez anos em Tarso e dois anos com Barnabé em Antioquia.
Sim, Paulo conhecia Deus e a teologia – mas não com diploma que dá privilégios. Era aprendizado ao longo da vida nas escolas e experiências que Deus providenciou para ele. Agora era uma responsabilidade dele passar tudo para frente a outros discípulos e discipuladores. Assim a igreja podia crescer e expandir até chegar às nossas bandas e a partir daqui, para outras.