Fortalecendo com Exortações
Havendo atravessado aquelas terras, fortalecendo os discípulos com muitas exortações (At 20:2a).
Paulo tinha um alvo fulminante na sua vida – fazer discípulos de Jesus Cristo, ver pessoas que refletem sua imagem, vê-las aperfeiçoadas em Cristo. Por isso ele não media forças e não se preocupava com as “boas vizinhanças” em não agradar ou não “criar ondas” nos seus relacionamentos pessoais. Ele não estava lá para impressionar as pessoas, mas para “exortar” as pessoas, palavra que inclui significados como edificar, encorajar, corrigir, ajudar crescer. Quando ouvimos alguém nos “exortando” desta forma, ou pessoalmente ou em público, deveríamos nos sentirmos desafiados a seguir Jesus com mais firmeza.
Paulo também não marcava hora para as exortações e ensino. Lucas apenas disse “com muitas exortações”. Dá a ideia de alguém que aproveitava e criava as oportunidades. Não colocou placa de horários de cultos (apesar de ter culto no domingo regularmente) ou sessões de aconselhamento no seu gabinete entre 14:00 e 16:00 nas quartas feiras!
Seria muito bom voltar a este tempo, e ter líderes com objetivo de edificação dos outros para que Jesus se tornasse realmente tudo em suas vidas.