Atos 13:38-41

A Mensagem Central do Evangelho

Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados. Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela Lei de Moisés (At 13:38-39 NVI)

Paulo demonstrou que Jesus foi profetizado no Antigo Testamento, sendo Ele o Messias, cumprimento das promessas de salvação. Este Messias foi morto pelas pessoas e os líderes de Jerusalém, mas foi ressurreto por Deus. Isto é a boa notícia que os missionários tinham para os judeus e para o mundo. Ele veio para perdoar o pecado.

Nada disso era novidade, sem ter sido escrito nas Escrituras. Baseado nestas provas cabais na sua mensagem na sinagoga de Antioquia, Paulo faz a advertência de condenação (vs 40-41). Eles tinham que crer – crer que era através de Jesus, tão somente, que poderiam ser perdoados dos seus pecados e serem justificados para então terem acesso a Deus. Em Jesus não há mais acusação e condenação. A Lei de Moisés era inadequada para isso. Nela tudo era parcial e temporário. Apenas eram sinais que apontavam para o verdadeiro Cordeiro sacrificial – o Filho de Deus.

Infelizmente uma parcela razoável dos “crentes” em nossas igrejas também precisam ouvir esta mensagem, como aqueles judeus na sinagoga de Antioquia. Eles confiavam na lei de Moisés e milhares de nós confiamos na Lei em nossas igrejas e em abundantes “promessas” sem fundamento bíblico nenhum. Precisamos voltar para a essência da salvação – Jesus, Ele morto e ressurreto para nos perdoar e justificar de todo pecado.