O Que É o Reino de Deus?
Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus (At 1:3b NVI).
Jesus passou 40 dias “falando das coisas concernentes ao Reino de Deus” (vs 3). No último dia com Ele, os discípulos queriam ainda saber quando (kronos no grego) aconteceria a restauração ao reino a Israel (vs 6). Não entendiam o que é a vastidão do “Reino de Deus”. Eles ainda estavam pensando em Davi, Salomão, Josias e a expulsão dos romanos opressores.
Apesar de Jesus ter falado muito sobe o reino, ele não deu a informação do tempo – o kronos. Respondeu usando outra palavra também – kronos e kairós – tempo temporal é o significado da primeira; oportunidade, ou momento certo da segunda. Não era para eles saberem o kronos nem o kairós (vs 7).
Mas, sim, eles mesmos seriam a manifestação do Reino de Deus logo que fossem batizados com o Espírito Santo. Vão levar o Reino pelo testemunho sobre o Rei e a salvação às nações até aos confins da terra. Não era para ficar em um pequeno pedaço de terra ao lado do Mar Mediterrâneo, mas levar o conhecimento do Rei até as ilhas, desertos, montanhas, vales, cidades e vilas ao redor do mundo todo (veja Isaías 42:6-12). O reino é inclusivo, mas as pessoas precisam conhecê-lo e aceitar o Rei único e soberano como seu.