Saulo e Barnabé em Jerusalém
E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo. (…) Tendo terminado sua missão, Barnabé e Saulo voltaram de Jerusalém (At 11:30 e 12:25a e b NVI).
Esquecemos que Saulo e Barnabé estavam presentes em Jerusalém quando Tiago foi morto por Herodes e Pedro preso. Eles presenciaram o milagre do anjo livrando Pedro da prisão e sua volta para casa. Eles também souberam quando a arrogância de Herodes foi derrubada na sua morte drástica em Cesareia. No final do capítulo 12 eles voltam para Antioquia, armados com fé no poder de Deus e na certeza de que com Deus podiam enfrentar qualquer situação – da morte de mártir, como acontecera com Tiago, ou nos confrontos com as autoridades, que afinal estavam nas mãos de Deus.
Em seguida Deus envia estes dois para o mundo. Seu preparo de anos está completo. Eles conhecem profundamente a Palavra e a mensagem do Evangelho, tinham experiência de ministério prático e do tipo de administração humilde e participativa da igreja em Jerusalém, participaram da vida em comum diária dos crentes, conhecem bastante sobre as culturas gentílicas (nasceram em Chipre e Tarso) e tinham experimentado o poder milagroso de Deus atuando na igreja mãe em Jerusalém e nas suas vidas. Eles eram conscientes do risco, e levaram em conta o preço, mas, tomados pela causa de Jesus Cristo, foram lançados ao mundo que ainda não conhecia Jesus. O Espírito Santo usou eles para multiplicar igrejas, líderes e missionários baseados no modelo aprendido.