Apocalipse 2:18 a 3:6

Não Tolera o Mal

Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras (Ap 2:23b NVI).

Mais uma vez a tolerância ao mal é condenada. A Igreja estava permitindo as profecias de uma mulher, comparada a Jezebel, que levava as pessoas a imoralidade e idolatria. O juízo dela e dos que a apoiavam estava certo.

Para os outros, tinham que se manter firmes até o fim para poder receber o galardão prometido. Não é fácil se manter firme contra mulheres autoritárias, especialmente as que se declaram profetizas.  Conheci mais que uma e fiquei espantada em como o povo obedecia e seguia a elas. Elas tinham tanto poder que até umas organizações não tomaram nenhuma decisão sem ouvir primeiro a profecia de tal e tal mulher. A arrogância da parte delas era impressionante, pois eram controladoras dos outros.

Há profetisas boas também, como Hulda no reino de Josias e as quatro filhas de Filipe em Atos, entre outras. Dá para comparar estas profetisas da Bíblia com as falsas de hoje para ver a clara distinção.

Deus soube quem seguia as profecias falsas e quem se mantinha fortemente contra. Ele conhece profundamente nossos corações. Ele sabe os motivos, as coisas feitas nas escondidas, as palavras e os pensamentos. Receberemos recompensas de tudo que for aprovado por Ele.