Pastores Não São “Sacerdotes”
E nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém (Ap 1:6 NVI).
Um professor meu acostumava dizer que a Reforma Protestante não foi longe suficientemente para voltar a ser fiel a Bíblia. Apesar de ressuscitar o ponto central do “sacerdócio de todos os crentes”, sobrou a ideia de que uma faixa na igreja é mais sacerdote do que o resto. Temos mistificado o ministério de “pastor” acima dos outros ministérios (veja Efésios 4:11) e a pessoa do pastor acima dos outros crentes.
Há muitos textos que não apoiam esta ideia um tanto católica como protestante, e Apocalipse 1:5-6 é um deles. Deus nos ama, todos. Ele nos libertou do pecado pelo seu sangue. Ele nos fez sacerdotes de Deus, que é digno de honra e glória para sempre. A criação de uma classe sacerdotal especial na Igreja vai contra esta verdade maravilhosa, e roupas sacerdotais tanto quanto atitudes de superioridade derrubam o fato que Jesus rasgou o véu que impedia o acesso de todos, com a exceção de um sumo sacerdote por ano. Agora no sangue, todos nós temos livre acesso. Somos sacerdotes diante do Pai.
O próprio João não se coloca acima dos leitores. Ele é “João”, irmão e companheiro deles (vs 9).