Castigo e Bênção
(…) porque a minha resolução é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles fazer cair a minha maldição e todo o furor da minha ira; pois toda esta terra será devorada pelo fogo do meu zelo. Então, darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo (Sf 3:8b-9).
Na época de Sofonias e nos tempos do fim, Deus age de forma estrondosa. Israel será esmagado pelas nações que Deus vai reunir, mas estas mesmas nações serão objeto de Sua ira. Exatamente isso aconteceu com Assíria. Depois Deus vai salvar os que invocam o Seu nome em toda terra. Estas pessoas humildes serão levadas para Israel para levar os judeus de volta para Deus. Aí todos vão cantar, se rejubilar, regozijar e exultar (14-20) no livramento e na transformação em Deus.
Deus também se alegra com isso. Sofonias escreve, “O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele si deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo” (Sf 3:17). Nós somos motivo do amor e alegria de Deus em nos abençoar. Juntos, nós O servindo, e Ele, nos abençoando e renovando, experimentamos júbilo que só pode vir desta sintonia entre nós e Deus e que grande privilégio em participar.