As Promessas para o Futuro
Mas, nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão os povos. Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião procederá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém (Mq 4:1-2).
No dia da reedificação dos teus muros, nesse dia, serão os teus limites removidos para mais longe. Nesse dia, virão a ti, desde a Assíria até às cidades do Egito, e do Egito até ao rio Eufrates, e do mar até ao mar, e da montanha até à montanha. (…) Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar (Mq 7:11-12, 19).
Bênção, paz mundial, castigo severo – tudo misturado nestes quatro capítulos escatológicos que marcam o final da história da terra que nós a conhecemos. Nações irão para Deus, não haverá mais guerra, mas no seu lugar justiça e paz. A iniquidade será perdoada!
No meio destas promessas vem a promessa de Jesus. “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar com o grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. (…) será ele engrandecido até aos confins da terra (Mq 5:1-2, 4d).
Jesus não reinou em Israel ainda, mas reinará. Ele já reina em tudo como Filho de Deus ressurreto, mas reinará fisicamente um dia a partir de Israel. Ele nasceu literalmente em Belém e reinará literalmente em Israel. É promessa.