Apenas Vocês Escolhidos!
Escolhi apenas vocês de todas as famílias da terra; por isso eu os castigarei por todas as suas maldades (Amós 8:4 NVI).
Há uma teoria missiológica que Deus não escolheu Israel em especial. Alega que as ideias de Deus, os ritos e vida de Israel foram formados culturalmente, não por Ele. Então cada povo forma suas ideias sobre Deus, tudo igualmente válido.
A Bíblia (um livro amplamente provado e sustentado em toda sua veracidade) ensina o oposto. Deus escolheu um homem e sua família (a de Abraão, Sara e seu milagroso filho). Com tempo, instruiu-os quanto a todos os aspectos de vida individual e coletivo. Deus logicamente usou termos e formas humanas, mas as instruções não foram limitadas a estas formas, inclusive tomaram caminhos opostos das nações ao redor. Foi o próprio Deus que criou um povo particular e diferente, um povo que era para ser propriedade especial de Deus e luz entre as nações.
Mas não foram luz, na maior parte da sua história. Por isso o castigo está presente com força. Israel era (e é) importante para Deus, vital para cumprir a missão de Deus em resgatar as nações, propósito e promessa não revogados. No futuro, conforme Romanos 9-11, Apocalipse, e muitos outros textos, Israel vai chegar (e talvez esteja chegando agora) a ser restaurado como povo, e não simplesmente de forma simbólica (veja Amós 9:11-15).