Cuidado com a Contextualização
Assim diz o Senhor Deus: Esta é Jerusalém; pu-la no meio das nações e terras que estão ao redor dela. Ela, porém, se rebelou contra os meus juízos, praticando o mal mais do que as nações e transgredindo os meus estatutos mais do que as terras que estão ao redor dela, porque rejeitaram os meus juízos e não andaram nos meus estatutos. (Ez 5:5-6).
Mais uma vez, cuidado com a contextualização. Deus colocou Jerusalém no meio das nações. Conhecemos os Seus propósitos missionários nisto desde Gênesis 3:15, 12:3 e Êxodo 19:5-6. Mas o que aconteceu? Em vez de ser “nação santa” e “sacerdócio real”, Jerusalém e o seu povo copiou, até exageradamente a cultura das nações vizinhas. Reverteu e destruiu por completo a sua missão sacerdotal.
Deus tolera rebeldia até certo ponto, tratando, enviando profetas, chamando de volta. Mas, quando passa dos limites, Ele não tem outro recurso a não ser o castigo duro, para chamar atenção do povo. Neste caso, exílio, algo que acontece diante das mesmas nações, para eles saberem que Deus é justo (13-14).
No final, todos saberão que Deus é o Senhor (Ez 7:4-9), o propósito final de Deus para este mundo.