“Serei Achado”
Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, (…) (Jr 29:12-14a).
Corações íntegros. Busca sincera e profunda. Deus quer ser buscado. Ele não está fazendo uma brincadeira de esconde-esconde, mas não deixa ser achado até Ele ver o compromisso e a determinação dos nossos corações e das nossas vidas.
É interessante o passivo aqui – “serei achado”. Ele não fala “vocês me acharão”. Não! É Ele que vai permitir ser achado. Temos de buscá-lo, mas não é nosso esforço que vai efetuar a descoberta. É Ele que vai se colocar em nosso caminho.
Até nisso não podemos controlar a Deus!
O resto do livro de Jeremias fala das nações e de Jerusalém como sinal às nações e da restauração de Israel no meio das nações. Os juízes de Deus são severos, mas as promessas cheias de ricas bênçãos, restauração e retorno. Veja o seguinte:
Farei tornar Israel para a sua morada, e pastará no Carmelo e em Basã; fartar-se-á na região montanhosa de Efraim e em Gileade. Naqueles dias e naquele tempo, diz o Senhor, buscar-se-á a iniquidade de Israel, e já não haverá; os pecados de Judá, mas não se acharão; porque perdoarei aos remanescentes que eu deixar (Jr 50:19-20).
As promessas de Deus nos incluem nos incluem também. Se buscarmos o Senhor em arrependimento e fé, nossos pecados também vão desaparecer, apagados para sempre.