Jeremias 5:26-31

Retrato da Igreja Brasileira?

Os profetas profetizam mentiras, os sacerdotes governam por sua própria autoridade, e o meu povo gosta destas coisas. Mas o que vocês farão quando tudo chegar ao fim? (Jr 5:30-31).

No meio do povo de Deus, referindo-se a Israel, há ricos enganadores, indiferentes e opressores. O texto chama a atenção do povo de Deus de hoje. Será que não há nada disto? Poderosos e ricos, gordos e bem alimentados, indiferentes à causa dos órfãos e pobres (Jr 5:27-28)? Estamos confortáveis, gostando do “status quo”? As nossas igrejas se mexem em favor dos necessitados físico e espiritualmente ao redor do mundo?

Olhando para a televisão, vejo milhares de pessoas nesta situação no Brasil. Nós, os “evangélicos” ortodoxos não prestamos muita atenção a esta realidade. Mas o que Jeremias denuncia é algo que compromete o nome do nosso Senhor diante dos ímpios, e ao nosso nome também. É uma opressão e um desvio grande da verdade da Palavra, e devemos nos preocupar com isso e sermos usados por Deus, como Jeremias, para denunciar estas aberrações também. É demais comum que tomemos uma posição pacífica e neutra, quando multidões estão sendo exploradas e enganadas sobre a verdadeira salvação.