Jeremias 4:1-2

Clara Nota Missionária

Se você jurar pelo nome do Senhor com fidelidade, justiça e retidão, então as nações será por ele abençoadas e nele se gloriarão (Jr 4:2).

Neste versículo Jeremias não está se referindo àquelas declarações que a gente faz de leve, como “Em nome do Senhor, pare!” “Pelo amor de Deus, não faça isto!”

Estas declarações levianas são até prejudiciais, na maior parte declaradas impensadamente e sem nem se lembrar de Deus de verdade.

O que ele trata é bem diferente. O autor está se referindo a uma vida debaixo da soberania de Deus e da santidade do Seu nome – uma vida de obediência e louvor – consciente da Sua presença e da realidade do domínio dEle. É usar o nome dEle com temor e reverência. É ter uma vida coerente com as palavras sobre Deus.

Se Isael tivesse cumprido isto, se a igreja fosse cumprir também, as nações seriam abençoadas. Todas as nações poderiam regozijar-se no Senhor e louvar o Seu nome. Elas veriam a realidade do Deus atuando no meio do seu povo com liberdade por ser um povo obediente e consciente.

Poderia tudo isso acontecer, só que o povo de Deus não cumpriu sua parte. Mas ainda há tempo.