O Pecado É Imputado
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos (Is 53:6). Contudo, levou sobre si o pecado de muitos (Is 53:12).
Diz-se que Isaías 53 é o João 3:16 do Antigo Testamento. Os dois textos deixam claro a essência da salvação em Cristo e o Evangelho das Boas Novas. Jesus nos substituiu no castigo e maldição da cruz. Mas fez mais do que isso.
Jesus não foi apenas substituto, como uma pessoa que se oferece ficar no lugar de outro para levar o castigo. No momento da cruz, ele tomou sobre si nosso pecado. Nosso pecado caiu sobre Ele.
Romanos quatro trata desta verdade central do Evangelho. Nosso pecado foi posto sobre Jesus – imputado. Não foi o pecado dEle, mas nosso pecado que Ele carregou no penoso sacrifício que sofreu ao nosso favor. Segundo Coríntios 5:21 diz: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fossemos feitos justiça de Deus”. Em troca, quando cremos, recebemos a Sua justiça, imputada também sobre nós (Rm 4:3, 6, 8, 11, 22, 24-25).
Nesta substituição e troca de pecado pela justiça, não nossa, mas dEle que morreu, somos justificados para sempre. Esta é a mensagem central do Evangelho dada para a Igreja levar ao mundo. Nós, os missionários, temos que ter experimentado este perdão e transformação e após termos compreendido devemos espalhar para com os que não ouviram ainda.