Isaías 38

A Doença de Ezequias

Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal (Is 38:1).

O Rei Ezequias, participante da milagrosa libertação dos assírios e usado por Deus como um rei maravilhoso em Judá, na velhice ficou doente. Ele pediu a Deus a cura e o profeta Isaías foi atendê-lo.

A promessa de cura foi feita, com duas manifestações interessantes: a mudança do sol por 10 graus, um feito enorme envolvendo todo universo, e o tratamento simples e humano – um emplasto de figos.

É assim que Deus trabalha. Ele estende sua mão com feitos milagrosos, e Ele usa a mão humana com tratamentos científicos, que também controla.

Ezequias disse: “Foi para meu benefício que tanto sofri” (17). Ele buscou o Senhor e foi socorrido. No final, no entanto, fracassou. Com orgulho mostrou os tesouros de Judá aos babilônicos e com egoísmo se alegrou que a destruição de Jerusalém viria apenas para seus filhos e não para ele.

Experimentar cura e milagres não garante que nossa vida esteja bem com Deus e com os outros. Não garante uma posição especial diante de Deus. Temos que sempre nos guardar contra a arrogância, egoísmo e andar em humildade até o final das nossas vidas.