Não Confie nos Bajuladores
Como uma camada de esmalte sobre um vaso de barro, os lábios amistosos podem ocultar um coração mau. Quem odeia disfarça as suas intenções com os lábios, mas no coração abriga a falsidade. Embora a sua conversa seja mansa, não acredite nele, pois o seu coração está cheio de maldade (Pr 26:23-25 NVI).
Infelizmente há pessoas assim. Ou pela boa política, ou pelo desejo de aceitação, ou outro benefício, pessoas bajulam, falam bem, elogiam, mas sem o coração. E as vezes nós não detectamos a diferença e, gostando dos elogios, caímos na armadilha da falsidade.
Não devemos ficar muito impressionados com todas as pessoas que falam bem de nós. Cautela é importante. Acima disso, qualquer elogio, sincero ou não, não deve abalar nossa humildade e espírito de servo.
Também não devemos ser bajuladores! Não é para destruir pessoas com a verdade e as vezes tem que esquivar-se de algumas situações delicadas (como se a roupa ou o cabelo é bonito!), mas tentar achar pontos positivos e falar deles, não mentindo e não ferindo.
Bajular é manipular para o próprio benefício. Cuidado com os que fazem e cuidado para não fazer.