Repeteco na Vida de Amazias
Fez o que era reto perante o Senhor; não, porém, com inteireza de coração (2 Cr 25.2).
Amazias fez bem, mas não de todo coração. Executou justiça sobre os assassinos do seu pai Joás, ouviu e seguiu a palavra do homem de Deus e mandou de volta os soldados do exército que ele tinha contratado de Efraim. Ele foi vitorioso na batalha contra os edomitas, mas depois pegou os deuses dos edomitas e os prestou louvor!
Diante deste desaforo e descaso, Deus mandou outro profeta para Amazias, mas esta vez ele ameaçou o homem enviado por Deus e ignorou sua palavra.
Arrogante, Amazias foi à guerra contra Israel (lembrem-se que Judá e Israel se tornaram duas nações distintas após o reinado de Salomão). Mandou um desafio pretencioso para Jeoás, o rei de Israel, que respondeu sabiamente: “Tu dizes a ti mesmo que derrotaste Edom, e agora está arrogante e orgulhoso. Mas fica em casa! Por que provocar uma desgraça que te levará, e Judá contigo, à ruína?” (vs 19).
A derrota e a perda foram grandes. Finalmente Amazias foi assassinado e não sepultado com os reis de Judá, uma vergonha impressionante.
Mais uma vez, momentos de bênção e vitória não garantem a vida toda, e não nos dá o direito de pisar em todo mundo, e no próprio Deus, para fazer nossa vontade a bel prazer. Que o Senhor nos dê, até ao fim da vida, um espírito de servo com humildade e alegre dependência e obediência a Ele.