2 Crônicas 24

Joás É Outro Caso

 Fez Joás o que era reto perante o Senhor todos os dias do sacerdote Joiada (2 Cr 24.2).

A avó de Joás ia matar todos os seus netos, filhos de Acazias, mas Joás foi salvo por uma prima e levado ao Templo aos cuidados do seu marido e sumo sacerdote, Joiada.

Joiada escondeu Joás e depois, num triunfo vitorioso, colocou-o no trono aos sete anos. Joiada foi seu mentor e pai e enquanto Joás obedecia os conselhos do sacerdote, o rei foi bem sucedido em tudo que fazia, especialmente nas reformas do Templo.

Após a morte de Joiada, no entanto, Joás mostrou as suas cores verdadeiras do seu caráter! Além de abandonar o Templo, matou o filho de Joiada, isso porque foi chamar a sua atenção com uma palavra vinda de Deus.

Assim caiu a desgraça sobre Joás e sobre a nação. Perdeu e foi ferido numa guerra. No seu leito foi assassinado por dois homens que vingaram a morte de Zacarias, filho de Joiada. Não foi sepultado com os reis, uma grande vergonha.

Joás foi servo de Deus sob a influência de um homem. Mas seu coração não era verdadeiramente de Deus, algo que ficou evidente no final da sua vida. Temos que cuidar das intenções do coração no nosso serviço ao Senhor. que não seja para agradar alguém ou uma autopromoção diante dos homens com falsas manifestações de espiritualidade e bondade. No final da vida a verdade vai aparecer.