2 Crônicas 19.4 a 20.37

Meio Arrependimento

Contudo, os altos não se tiraram, porque o povo não tinha ainda disposto o coração para com o Deus de seus pais (2 Cr 20.33).

Parece que Josafá aceitou a exortação de Jeú. Ele foi para todo Judá pedindo obediência ao Senhor. Com a grande ajuda de Deus, e no meio de louvores, conquistou Moabe e Amom. Depois “Entraram em Jerusalém e foram ao templo do Senhor, ao som de liras, harpas e cornetas” (20.28). Como resultado o temor de Deus veio sobre todas as nações ao saberem da conquista. Que grande vitória!

Mas Josafá ainda não tinha se firmado no seu total compromisso ao Senhor. Ele fez uma aliança com Acazias, rei ímpio de Israel, para a construção de navios, porém, tudo deu em naufrágio, conforme a palavra de outro profeta, Eliezer (20.35-37).

Josafá esqueceu da repreensão do Senhor? Era simpático demais? Ambicioso? Sabendo que Deus não abençoaria um empreendimento assim, por que foi pedir ajuda de um rei ímpio?

Não sabemos os motivos do coração de Josafá, a não ser que o resultado foi desastroso – se deu mal. Aliança com os inimigos de Deus não leva a bons resultados.