A Ira do Senhor
Devias tu ajudar ao perverso e amar aqueles que aborrecem o Senhor? Por isso, caiu sobre ti a ira da parte do Senhor (2 Cr 19.2).
Há muitos avisos na Bíblia sobre a justa ira de Deus contra a opressão, idolatria, adultério, cobiça, assassinato e orgulho. A ira contra o mal é uma realidade sobre Deus; é um atributo de Deus.
Apesar disso, é interessante notar que até os teólogos destacados hesitam em concluir que maremotos, ciclones, terremotos, guerras etc. são atos divinos, permitidos e direcionados por Ele.
Temos aceitado a ideia errônea de que o Deus do Antigo Testamento é raivoso, castiga, mata e expulsa, mas o Deus do Novo Testamento (e agora) é amoroso e simpático, eternamente fechando os olhos para toda perversidade. A maioria das pessoas no Brasil acha que não há inferno, ou pelo menos eles não vão para lá. Eles não mataram ninguém e Deus é um Deus benevolente e propenso à impunidade.
A Bíblia pinta outro retrato. Deus é um grande Deus de Amor. É verdade. Deu Jesus por amor a nós. Mas é perfeito na sua justiça, e mais cedo ou mais tarde as consequências do pecado serão pagas.
Um pai que nunca castiga seus filhos não os ama. Nosso Pai nos ama tremendamente!