As Razões da Morte do Rei Saul
Assim morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a que ele não guardara; e também porque interrogara a consultara uma necromante, e não ao Senhor, que por isso o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé (1 Cr 10.13-14)
É comum a Bíblia não esconder as razões dos acontecimentos. Saul se suicidou, frente a morte ou captura iminente. Contudo, fato é que a Bíblia mostra que Deus estava executando a Sua vontade. As Escrituras nos mostram pelo menos três razões do fracasso e morte do rei ter sido de forma tão trágica:
- Infidelidade. Saul tinha sido instruído por Deus e por Samuel, mas não prestou atenção. Pensou que o seu caminho era melhor. Deus tinha tratado com ele, mas Saul não cumpriu sua parte.
- Desobediência à Palavra. Mais uma vez podemos ver o desastre que acontece quando ignoramos a Palavra infalível e verídica de Deus.
- Consultou uma médium para ter orientação, em vez de consultar o Senhor. Dependia de uma pessoa que enganava pessoas e servia os demônios em vez do Espírito de Deus. A queda de Saul foi grande e seu castigo justo.
Lemos a Palavra? Tem atração? Procuramos colocá-la em prática em nossas vidas? Seguimos o Senhor que nos salvou e nos transformou? Ou ainda somos atraídos pelos remédios da vida que achamos em ditados populares, horóscopos, profetas não aprovados ou tratamentos alternativos questionáveis?