Acaz Versus Ezequias
Fez ele o que era reto perante o Senhor segundo tudo o que fizera Davi, seu pai (2 Rs 18.3).
O contraste entre os reis Acaz e Ezequias é marcante. Um aceitou tudo o que era contra a vontade de Deus, cedendo aos costumes culturais e religiosos das nações em vez de ser um canal para que as nações pudessem conhecê-lO. Ezequias voltou-se para o Senhor, quebrou os ídolos e postes sagrados. Até a serpente de Moisés, que tinha se tornado um objeto de idolatria, em vez de lembrança, foi destruída.
Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele. Ele se apegou ao Senhor e não deixou de segui-lo; obedeceu aos mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés. E o Senhor estava com ele; era bem-sucedido em tudo que fazia (2 Rs 18.5-6).
Uma coisa que fez foi rebelar-se contra o rei da Assíria e derrotar os filisteus. Não foi um rei de moleza, mas um rei forte, certo do seu caminho em seguir o Deus verdadeiro. Este é um exemplo de liderança certeira e bem-sucedida – firme, orientada pela Palavra de Deus e com fortes objetivos.