A Maior Alegria do Missionário
Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade (3 João 4 NVI).
O mês passado recebi uma visita de um ex-aluno. Ele está pastoreando uma igreja em um lugar necessitado, já começou uma escola bíblica e tem escrito um livro. Ele disse que o método que usa nos estudos bíblicos na igreja e na escola segue o que gosta de usar – método integrado. Fiquei muito feliz em ouvir isso! Talvez seja o maior objetivo do meu ensino desde o início da minha jornada no Brasil.
O que é o método integrado? É quando uma disciplina acadêmica é fundamentada nas Escrituras. O aluno estuda a Bíblia, chega a compreensão dela e faz aplicações práticas na sua vida e missão. Ensino “Introdução à Missiologia” usando Efésios, texto por texto. Efésios foi uma carta escrita por um missionário à sua igreja plantada por ele num campo missionário. Trata de dificuldades culturais dentro dela e a vida contextual de uma cidade tomado por sensualidade e idolatria. Trata da essência da igreja, da vida cristã, dos relacionamentos, do Evangelho, da necessidade humana, do pecado e do perdão em Cristo pela cruz. Inclui a batalha espiritual com Satanás e suas hostes, oração, humildade e fidelidade. Tudo isso aplicamos em nossas vidas e na realidade de vida transcultural como missionários.
Outra matéria seria “Vida Missionária”, baseado em Filipenses. Ou “Missões em Romanos”, matéria parecida com Efésios. Para matérias como “Antropologia Missionária” ou “Contextualização”, usamos constantemente textos bíblicos relacionados para poder entender estratégias e objetivos.
Finalmente nossa escola na Missão Juvep tem feito um currículo inteiro “integrado” de muitas formas, mas sempre priorizando a Palavra de Deus.
Isto traz muita alegria.