Cuidado!
Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho (2 João 9 NVI).
Decepção ou engano é uma das armas mais utilizadas para destruir a igreja de Jesus Cristo. Há muitas decepções e fraudes que tem surgido através dos séculos, começando com as do gnosticismo (que João se refere aqui) que negaram a encarnação do Filho de Deus.
João define os que ensinam os erros como “aqueles que correm na frente e que não continuam no ensino de Cristo e que não têm Deus” (vs 9). São pessoas atraídas pelas “novidades” onde surgem filosofias falsas. Pessoas que têm medo de serem chamadas de “tradicionais” ou “fundamentalistas” ou “conservadores”, mas querem ser “atualizadas” e “modernas” e “progressistas”.
Os ensinos não mudam, e quem atreva a mudá-los e ensinar esta mudança está condenado a perder a comunhão dos irmãos em Cristo e a enfrentar a disciplina da igreja. O trabalho do falso mestre é claramente condenado.
2 João 3 mostra um contraste – alegria grande para ouvir os que estão andando na verdade e em amor (vs 3-5) e o perigo dos que ensinam filosofias falsas (7-9). Não é para encorajar de nenhuma forma estas pessoas, nem as recebendo em casa ou cumprimentando.
Não é pouca coisa enfrentar falsos mestres. Devemos cuidar e, muito importante, cuidar para o bem da igreja, evitar falsos ensinos que não são de acordo com a Palavra de Deus.