A Razão da Igreja
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pe 2:9 NVI).
O que é a igreja? Este pequeno versículo nos ensina muitas verdades sobre a igreja e seu papel no mundo. Primeiro, é uma raça, gerada por Deus. É uma nação, cuja rei é Jesus Cristo. É um povo que pertence a um Rei. É um grupo de pessoas escolhidas para cada um ser sacerdote diante de Deus e diante do mundo (não tem um grupo seleto de “sacerdotes”). Forma uma sociedade visível e funcional. É uma sociedade em que todos declaram fidelidade ao Rei e uns aos outros – onde há amor e disciplina. Eles tinham que ser santos para mostrar para o mundo que Deus é Santo, Justo e Amor.
O fato que Pedro usou estas palavras, cópia das palavras de Deus para Moisés em relação aos Israelitas em Êxodo 19:5-6, proferidas 1500 anos antes, mostra estreita ligação com os propósitos de Deus para seu povo, seja Israel ou Igreja. Há continuidade no propósito central de Deus de usar seu povo para alcançar o mundo com a mensagem da salvação. Ser sacerdote é ser intermediário, representante de Deus na terra, comunicador dEle e transmissor das suas boas novas. Era mandato missionário de Deus para Israel e é para a igreja.
Israel raramente lembrou deste mandato, e por isso foram repetidamente castigados na tentativa de Deus trazê-los de volta para a missão. Estamos, como igreja, melhor? Estamos vivendo em santidade? Estamos anunciando este Deus para as pessoas que não o conhecem? Estamos indo para aqueles que vivem em trevas para trazê-los a luz? Isso é prioridade? Vale a pena cumprir essa missão, o centro da vontade de Deus para seu povo declarada nestes dois textos que são eixos do Antigo e Novo Testamentos.