Portanto!
Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:13).
“Portanto”, ou “por isso”, diz 1 Pedro 1:13. Salvação, revelação e esperança são nossas (vs 3-12), portanto faça algumas coisas:
- Preparar (NVI) ou reforçar a mente. Não seja preguiçoso no raciocínio, nos estudos, no examinar as coisas que acontecem. Preparar a mente para a ação; não espera a última hora, mas usa de planejamento e previsão.
- Mantenha-se calmo. Sem apavoramento e agitação, sem ansiedade. Seja controlado (NVI).
- Mantenha sua esperança na graça de Cristo (NV), não em dinheiro, pessoas ou ídolos e crenças inúteis. A plenitude da graça é futura – “quando Jesus Cristo seja revelado” (NVI).
- Obedeça ao Senhor, não mais seguindo o caráter antigo dos desejos maus, mas segundo o Senhor. Temos que ser santos, porque ele é. Representamos ele na terra (vs 14-16 e 2:11-12).
- Viva como estrangeiros (vs 17), sem criar raízes neste mundo, sem ficar apegado as coisas aqui. Somos de outra pátria e apenas embaixadores desta pátria enviados para este mundo.
- Viva em reverência (vs 17), ou “temor reverente (NVI). Não somos ninguém, apenas representantes do reino de Cristo. Fomos comprados. Jesus deu sua vida por nós. Não podemos viver com jactância, mas no temor do Senhor.
- Ame uns aos outros sinceramente e com todo coração, sinal do novo nascimento (vs 22).
Tudo que o Senhor tem feito por nós exige uma resposta da nossa parte. Nossas vidas serão transformadas profundamente na vida aqui e esplendorosamente no futuro.