Tiago 5:1-6

Deus é Contra a Opressão

Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que vocês retiveram com fraude, está clamando contra vocês (Tg 5:4 NVI).

Deus abomina opressão. É prevenido em todo o Antigo Testamento e os Israelitas frequentemente eram condenados e castigados por isso. Tiago ecoa a proibição. Ai daqueles que vivem estilo de vida rico enquanto seus trabalhadores sofrem na penúria. Ai dos que amontoam riquezas para si, sem pagar salários justos para empregados, faxineiros, pedreiros, encanadores, lixeiros, policiais, professores, secretárias ou missionários.

A previsão de castigo está clara para aqueles que vivem numa boa, mas deixam colegas, subalternos e empregados sem nada. Estes vão pagar caro.

Temos que examinar todo nível da sociedade brasileira, inclusive nas igrejas e agências missionárias, para detectar se não nos enquadramos nesta denúncia. Quantas “emprestam” dinheiro dos missionários para cobrir despesas da igreja ou da agência. Já ouvi um pastor dizendo que a faxineira pobre e doente da sua igreja “está trabalhando para Deus” e por isso não espera recompensa melhor.

Do governo, nem se fala. Quantas verbas destinadas para saúde e educação desviadas para contas pessoais na Suíça ou a outros lugares fora da fiscalização. O resultado são pessoas morrendo na fila dos hospitais ou sem poderem ser operado. Devemos cuidar muito para que não sejamos, como crentes e líderes, culpados dos mesmos problemas de privação de alguns e privilégio de outros.