Predestinação e Livre Arbítrio
Porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade. Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho (2 Ts 2:13c-14a).
“Deus nos escolheu para a salvação, desde o princípio”! Estas palavras ecoam em Efésios 1:1-14 e Romanos 9-11, enfatizando que a salvação é dádiva de Deus para aqueles que ele indicou.
Esta salvação não é tão simples como alguém que decide arbitrariamente tirar fulano e fulano de uma casa em chamas, e deixar os outros. Não é como uma mãe que caiu do barco com seus três filhos e só pode salvar um. Ela tem que decidir quem vai viver a quem vai morrer. Mas Deus pode salvar todos, invalidando este argumento.
Nossa salvação envolve mais fatores, difíceis de compreender, mas essenciais para ela. Somos eleitos por Deus e a salvação é pelo Espírito Santo, que nos convence do pecado e nos separa para Deus. No outro lado desta salvação envolve nosso contato, de uma forma ou outra, com a mensagem do Evangelho e nossa aceitação pela fé na verdade do Evangelho (vs 13). Temos que receber e permanecer (vs 15) nesta verdade.
Enfim volta para a ação de Deus Pai, que nos ama, nos deu sua graça e nos confirma na fé e na vida cristã (vs 16-17).
Deus age e nós aceitamos e vivemos de acordo, com a ajuda dele. Parece que não tem erro. Mas permanecer significa ficar firme, frente tribulação, tentação e perigo. Se fosse automático, não teríamos recebido estas exortações.