1 Tessalonicenses 3:1-13

Missionário de Coração

Pelo que, não podendo suportar mais o cuidado por vós (1 Ts 3:1a).

Este capítulo, e muito mais nas duas cartas de Paulo aos tessalonicenses, esbanja amor e preocupação com a igreja. Paulo expressa isto de dois lados – seu temor e gozo.

  1. Paulo teme que os novos crentes não compreenderam que a vida e serviço cristãos envolve perseguição e sofrimento, portanto não é para ficarem surpresos ou inquietos com isso (vs 1-4). Ele estava tão preocupado que eles iam fracassar na fé por causa disto, que enviou Timóteo para ajudá-los.

Paulo não tinha medo de falar sobre a realidade. Não era uma “confissão negativa” que poderia criar a realidade, mas uma declaração do que era verdadeiro.

  1. Quando Timóteo voltou e reportou sobre a firmeza da igreja, Paulo sentiu-se encorajado. Usou a expressão – “Agora realmente vivemos” (Life Application Bible, vs 8)! O gozo na presença de Deus por causa deles era grande.
  2. A preocupação e gozo levou Paulo a solução – a oração. Não uma oraçãozinha no final do dia, mas oração dia e noite. Pedia para poder visitá-los de novo e que eles fossem cheios de amor uns pelos outros e que também o amor dele aumentasse para com eles! Pedia que vivessem vidas retas e santas para se apresentarem diante de Deus no dia do retorno de Jesus. É isso!