Estratégia Missionária e os Resultados
Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo (1 Ts 1:6).
“Cuidado” pode ser uma palavra que descreve muitas estratégias missionárias hoje. Cuidado para não mudar a cultura, para não ofender ou chocar, para não criar problemas, para não levantar perseguição ou perigo. Cuidado para não fazer com que as pessoas sejam rejeitadas pelas suas comunidades.
A lembrança que Paulo traz para os tessalonicenses do seu trabalho pioneiro entre eles e os resultados demonstrou muito cuidado, mas um tipo de cuidado diferente. Chegou de forma chocante, com palavras contundentes e com poder transformador. Falou do Evangelho com convicção. A mensagem dele era certa, a verdade absoluta – Jesus, que nos liberta da ira de Deus e que vai voltar (vs 9). Viveu no meio deles de forma coerente com a mensagem (vs 5).
Paulo chegou em Tessalônica para habitar entre eles, com a Palavra de Deus, no poder do Espírito Santo, em plena convicção, com a vida de acordo com a mensagem, e em plena alegria. Que mais poderia aumentar na lista de estratégias boas?
Os resultados? Em um pouco mais que duas semanas (antes de ser expulso pelos judeus) um grupo aceitou a mensagem, com profunda alegria, rejeitou seus ídolos e sua religião, e enfrentou a perseguição resultante com firmeza. Houve transformação profunda e mudanças culturais significantes. As pessoas desta igreja se tornaram servos do Deus verdadeiro. Com fé energizante, amor e esperança, seguiram o exemplo dos missionários (vs 6) e por sua vez se tornaram exemplos para pessoas na região toda (vs 7-8). A alegria era evidente (vs 6)!