Colossenses 2:16-23

Manipulação Espiritual

Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal (Cl 2:18).

Infelizmente muitas das nossas igrejas e organizações cristãs estão enquadradas nesta exortação severa do apóstolo Paulo. Ele deixa claro: não permita que alguém roube sua liberdade em Cristo com controles “espirituais” baseados em visões, sonhos e “profecias”. Não se sujeite ao legalismo extra bíblico, determinado por mulheres e homens que se consideram intocáveis e inquestionáveis.

Paulo não deixa dúvida: todas as regras feitas por pessoas que controlam e manipulam outros são egoístas e sensuais. Servem apenas para satisfazer a velha e carnal natureza. O que, muitas vezes, parece muito “santo”, “espiritual” é de verdade longe do crescimento verdadeiro que Deus dá ao Seu povo (vs 19).

Já tive a infeliz experiência de trabalhar com pessoas bastante legalistas. Impuseram leis sobre roupa, cabelo, maquiagem, sabonete, desodorante, e outras coisas não mencionáveis aqui.

A rejeição de pessoas que não seguiram estas regras era triste. E a rejeição não se limita a indivíduos, mas uma denominação rejeitando outra. Cria divisões, controla os fiéis e não é bom testemunho para os de fora. Pior, com o tempo foi descoberta ações imundas de alguns dos piores legalistas. Foram pegos com pornografia, opressão, roubo e fraude. Me lembro do meu choque no enterro de um deles que foi assassinado quando toda cidadezinha saiu nas ruas para ver o caixão passar. Vi e ouvi o ódio das pessoas em vez do pesar.

No corpo de Cristo, que é a Igreja, há apenas uma cabeça – Cristo. Todos no corpo crescem juntos – pastores, líderes, missionários, professores da EBD, faxineiros, músicos etc. Todos somos unidos Nele, não em uma ou outra pessoa que quer nos controlar ou defraudar (vs 18).