Colossenses 1:9-12; 2:1-2, 6-7

Crescer para Baixo

Frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus (Cl 1:10b)

Paulo expressa o seu desejo para os crentes da igreja em Colossos com uma linguagem carregada de significado. Ele ora para que possam chegar à profundeza (tradução de Phillips) do conhecimento de Deus em Cristo. Eles devem crescer para experimentar um profundo relacionamento com Deus. É crescer para baixo, em vez de para cima, mergulhar nas profundezas do oceano do amor de Deus (cp. Ef. 3:18).

Em Colossenses 1:9-12, há uma progressão: 1) conhecer a vontade de Deus (através do ensino da Palavra); 2) fazer a vontade de Deus (obediência); 3) crescer no conhecimento (experiência) com Deus (não apenas da Sua vontade, mas da Sua pessoa). Este caminho leva a uma vida de poder, gozo, paciência e gratidão (11-12).

No segundo capítulo (vs 1-2), o apóstolo continua descrevendo como é a vida nas profundezas: coragem, unidade em amor, segurança na compreensão e conhecimento de Cristo, em que há todo tesouro de sabedoria e conhecimento. Nos versículos 6-7 aumenta a lista: união vital com Cristo, crescimento e estabilidade Nele, crescimento na fé, gratidão superabundante e transbordante.

Vale a pena crescer para ter uma profunda experiência com Deus! Mas não é nada automático. Temos que zelar no estudo da Palavra e na oração, buscando conhecer a vontade de Deus com vistas à obediência e submissão. Envolve o temor do Senhor, não apenas o amor. E o amor implica em fazer o que Deus quer para nossas vidas dia a dia.