Efésios 4:25

Mentira

Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros (Ef 4:25).

Um dia quatro rapazes decidiram faltar aula na escola. No outro dia explicaram para a professora que faltaram porque furou um dos pneus do seu carro. A professora sorriu e disse que tinham perdido uma prova, mas que poderiam fazê-la naquele momento. Na prova, a primeira pergunta que ela passou foi: “Qual foi o pneu que furou?”[1]

Lógico, a mentira foi exposta, como todas as mentiras mais cedo ou mais tarde são. A mentira leva à outra mentira e eventualmente é descoberto todo engano.

Efésios é um tratado que procura resolver problemas de unidade na igreja. Duas das coisas essenciais para se manter a unidade, são a honestidade e a transparência. Se somos um corpo, membros juntos debaixo da liderança de Cristo, a cabeça, como podemos tentar enganar uns aos outros? Estaremos enganando a nós mesmos. Racharemos a unidade e trairemos a própria família de Deus da qual fazemos parte.

Pessoas que criam fachadas, que aparecem como “espirituais”, “boazinhas”, “honestas”, quando não são, estão mentindo também. O aluno que entrega um belo trabalho, mas que copiou da internet ou do colega, está quebrando regras básicas de honestidade. Pregar uma mensagem de outro, dar uma lição na EBD de outro, sem identificar a pessoa, é sinal de desonestidade.

Ser honesto e transparente nem sempre é fácil, mas vamos nos examinar. Desafio os leitores a seguir uma prática que adotei há alguns anos. Qualquer exagero, desvio ou representação da verdade, eu imediatamente (ou quase) confesso para Deus e para alguém de confiança. Acredite que não é nada agradável, mas além de ser perdoado a gente pensa duas vezes antes de repetir. Deus nos ajude a sermos pessoas limpas de mentiras e enganos, para sermos pessoas de absoluta confiança na família, entre os amigos, na igreja e diante de Deus.

[1] História tirada de Our Daily Bread, March-April-May, 2006, p. 6.