Efésios 4:1-3

Humildade é Essencial

…com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor (Ef 4:2).

Na Bíblia na Linguagem de Hoje, os tradutores expressaram o ensino de Paulo sobre a humildade nos seguintes termos:

Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. Vivam em harmonia uns com os outros. Não sejam orgulhosos, mas aceitem serviços humildes. Não se julguem sábios. Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem fazer o que todos acham que é bom. No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz uns com os outros. Meus irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que o castigo de Deus faça isso. Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor.” Mas façam como dizem as Escrituras: “Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha.” Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem (Rm 12:15-21).

A humildade não é apenas um sentimento interior, especialmente, não é sentimento de inferioridade. Ser humilde é colocar a outra pessoa em primeiro lugar. É se importar com ela, na tristeza e na felicidade. É servir o inimigo, deixando as contas a serem pagas com Deus. É não pensar que você é um cara melhor, superior, mais dotado do que os outros.

Em Filipenses 2, Paulo fala de novo com muita força sobre a humildade. Para a comunidade ter unidade e harmonia, precisa de humildade:

(…) completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus (…) (Fp 2:2-5).

Jesus é o supremo exemplo de humildade e devemos imitá-lO. Ele sendo Deus, veio em forma de homem, limitado ao corpo, tentado como nós, sofredor com as piores dores possíveis para um ser humano, tudo para nos servir. Quem somos nós para não servirmos aos outros da mesma forma, nos entregando para eles e para o bem deles.

Humildade é mansidão, longanimidade, paciência, paz e amor. Deleta totalmente a cara virada, a marginalização, a exclusão do grupo, a arrogância e a indiferença. Se alguém tem uma falta, procura ajudar a corrigir; se precisa de encorajamento, o faz com alegria; se precisa de crescimento, contribui na medida do possível. Cada um trabalha para o bem do outro e do grupo. Com a vida (não apenas com as palavras) testemunha da presença de Deus que é amor, bondade e perdão!