2 Coríntios 12:7-10

A Fraqueza Aumenta Força

A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza (…) porque, quando sou fraco, então, é que sou forte (2 Co 12:9b e 10c).

Paulo tinha uma dificuldade, o “espinho na carne”, dado para ele na soberania de Deus para que não confiasse nele mesmo. Era um “mensageiro de Satanás” para mantê-lo humilde.

Há muita especulação sobre este espinho que Paulo sofria. Alguns acham que é uma tentação ou um pecado não superado. Para a maioria esta teoria é inaceitável frente a tudo o que Paulo ensinava e pregava.

O mais provável das hipóteses sobre o espinho de Paulo é que era uma doença mesmo, talvez nos seus olhos, que ele faz referência em outros lugares (Gl 4:12-15 e 6:11). De qualquer jeito, isso perturbava ele; não foi fácil suportar. Mas ele aceitou este sofrimento como vindo da mão de Deus. Satanás poderia ter infligido ele, mas afinal esse sofrimento foi plano de Deus para seu bem. A constante lembrança da sua fraqueza levava-o a humildade, mais importante do que o conforto físico.

Lembrei dele quando sofri uma hérnia de disco. Antes de ser operada, a dor era insuportável e no final tinha que ser controlada com remédios fortes. Foi difícil pensar, raciocinar, orar, me locomover. Parecia que a dor dominava tudo. Mas, aprendi, naquela experiência, que a graça do Senhor basta. E, na hora certa, Deus mandou o médico certo que fez a cirurgia certa para me aliviar. Aleluia!