2 Coríntios 11:28-29

A Maior Preocupação

Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas (2 Co 11:28 NVI).

Capítulo 11 de 2° Coríntios contém uma lista impressionante de sofrimentos que Paulo passou. Açoitado, castigado com canas, naufrágio, maus tratos de ladrões, enchentes, perseguições, cansaço, excesso de trabalho, fome, sede, nudez e frio. Não é brincadeira! E ele não está descrevendo estas coisas para ganhar a simpatia dos seus sustentadores. Ele escreve, querendo proteger a igreja de Corinto contra falsos profetas. Ele lembra do seu sacrifício em ser apóstolo para o bem dos outros, não para o seu próprio. Ele não media sacrifício em serví-los.

A lista é impressionante, mas parece que a coisa pior, mais profunda, é sua preocupação diária para com as igrejas. Ele repete esta preocupação em 2° Coríntios 12:15, 19-21 e 13:9-10.

Paulo sentia na sua alma o perigo e o pecado das igrejas. Como nós sentimos? Setas de angústia atravessam nossos corações com a indiferença, o mundanismo e os desvios da igreja de Jesus Cristo, ou de alguns dos nossos ex-alunos, hoje? Oramos? Prevenimos? Lutamos? Ensinamos contra? Creio que é nosso dever também zelar pela igreja do nosso Senhor e pelas vidas que são da nossa responsabilidade.