Liderança e Colegas de Trabalho
Quanto a Tito, ele é meu companheiro e cooperador entre vocês; quanto a nossos irmãos, eles são representantes das igrejas e uma honra para Cristo (2 Co 8:23 NVI).
Paulo era um líder e administrador por excelência. Ele mantinha contato com as igrejas e os obreiros por carta e com visitas. Quando não podia visitar, enviava irmãos de confiança como Timóteo, Tito e outros conforme a necessidade. Administrava com honestidade e confiança o dinheiro recebido por ele na oferta (vs 20-21). Acima de tudo, Paulo amava as pessoas com quem trabalhava. Paulo era um líder transparente.
A liderança das equipes missionárias de Paulo não era como uma liderança secular, isto é, não era apenas eficiente, honesta, envolvida, prestativa. Era uma liderança cristã, lubrificada com o amor e a unidade em Cristo.
No versículo 23 Paulo usa algumas palavras importantes para entender sua liderança. Tito e o outro acompanhante foram até Corinto para coletar a oferta para Jerusalém, Paulo garante que eles amam os coríntios e são “cuidadosos”, voluntariosos, de boa fama entre as igrejas (vs 16-18). Além disso, são zelosos (vs 22) “companheiro e cooperador” (vs 19, 23), ou parceiro fiel – colegas prestigiados e de confiança. Têm os mesmos alvos e trabalham lado a lado para alcançá-los. O que ambos mais queriam era a glória de Cristo, não os próprios benefícios ou vantagens.
Paulo elogiava os colegas perante a igreja. Não era bajulação, mas descrições mostrando o caráter deles, dignos do seu trabalho e de serem recebidos bem.