2 Coríntios 8

Pobreza e Riqueza

Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos (2 Co 8:9 NVI).

A igreja de Filipos descobriu o segredo de profundo regozijo apesar de lutas e profunda pobreza – compartilhar com os necessitados e com o trabalho do Senhor (veja Filipenses 4:10-20).

O exemplo desta igreja de Macedônia é um desafio para os coríntios também contribuir. Ele estava levantando uma oferta para os irmãos em Jerusalém que estavam passando fome. Paulo cita Êxodo 16:18 em versículo 15 para lembrar a igreja que Deus mandou os israelitas ter equilíbrio entre eles, sem uma parte do povo tendo muita prosperidade e a outra parte passando necessidade (vs 12-15). Tinham que compartilhar, ter equilíbrio! Neste caso não era para todos serem iguais, no mesmo nível, mas havia a necessidade de um ajuste para evitar os extremos de falta ou de abundância.

O exemplo cabal que Paulo usa para convocar os irmãos para esse ideal é a generosidade de Jesus. Jesus era rico, cheio de glória e honra na presença do Pai nos céus. Contudo, Ele entregou tudo isso, voluntariamente, para se tornar pobre para que nós pudéssemos ser ricos. No capítulo 9 ele expande a ideia dizendo que deviam dar com alegria, como se dessem ao próprio Senhor. Não é para ajudar os outros de forma constrangida, mas cheia de amor para eles e para Deus.